EMEF
JARDEL BIGUETTI DOMENEGHI
"A educação é o instrumento capaz de formar
cidadãos mais conscientes e preparados para enfrentar positivamente a vida e o
trânsito.”
Projeto: “Crianças
Conscientes, Ações Inteligentes”
Alunos atendidos: 4º ano B – Matutino
Período a ser desenvolvido: Meses de abril e maio / 2012
JUSTIFICATIVA:
O Projeto “Crianças Conscientes, Ações Inteligentes” busca a conscientização quanto à proteção da vida e a paz no cotidiano dos espaços geográficos.
O Projeto “Crianças Conscientes, Ações Inteligentes” busca a conscientização quanto à proteção da vida e a paz no cotidiano dos espaços geográficos.
Sabendo do
importante papel transformador da Escola e da Educação na sociedade, será abordado
um tema transversal ( Cidadania )
para colaborar na formação de cidadãos mais conscientes e responsáveis,
refletindo sobre possíveis soluções para esses problemas.
Assim, proponho o “Projeto”, seguindo diversos exemplos positivos existentes em todo país, que trata da inclusão desse tema nas práticas educativas de nossa Escola, servindo como um canal de informações e formação para as nossas crianças.
Assim, proponho o “Projeto”, seguindo diversos exemplos positivos existentes em todo país, que trata da inclusão desse tema nas práticas educativas de nossa Escola, servindo como um canal de informações e formação para as nossas crianças.
OBJETIVOS:
- Identificar a Educação para o Trânsito
como fator de segurança pessoal e coletiva;
- Colaborar para a formação de comportamentos que proporcionem segurança no trânsito e os comportamentos que proporcionem ou comprometem essa segurança;
- Registrar comportamentos dos motoristas e pedestres nas vias públicas;
- Analisar atitudes positivas e negativas no trânsito;
- Colaborar para a formação de comportamentos que proporcionem segurança no trânsito e os comportamentos que proporcionem ou comprometem essa segurança;
- Registrar comportamentos dos motoristas e pedestres nas vias públicas;
- Analisar atitudes positivas e negativas no trânsito;
- Observar o movimento de pessoas dentro da
Escola;
- Analisar o espaço e a direção na circulação
interna da Escola;
- Identificar regras de circulação como fatores
importantes na ordem e segurança da Escola;
- Saber reconhecer e interpretar as principais
formas de sinalização no trânsito;
- Conscientizar sobre a relevância dos primeiros
socorros;
- Desenvolver a atenção e a percepção,
aplicando-as à obediência à sinalização de trânsito;
- Trabalhar as virtudes importantes na vida em
sociedade, tais como: paciência, tolerância, responsabilidade, coleguismo,
humildade etc.
DESENVOLVIMENTO:
Atividade 1
• Reunir a turma para a
exibição do filme “Carros”.
• Fazer a introdução do filme,
comentar sobre o seu conteúdo, a sinopse do filme;
• Após a exibição do filme,
conversar com os alunos o que mais lhes agradou, o que acharam mais
interessante e o que tiraram de lição (trabalho em equipe, humildade, amor ao
próximo etc.);
• Indicar os problemas
causados pelo rápido aumento do número de carros que podem ser sentidos em
diversos setores. Nas ruas sempre congestionadas, na dificuldade cada vez maior
de circular a pé.
• Falar a respeito dos
cuidados que devemos ter ao atravessar a rua olhando as cores dos sinais,
olhando para os lados e explicar a sinalização.
Atividade 2
• Confeccionar em conjunto
com os alunos placas de sinalização.
• Pesquisar os significados
de algumas placas e analisar situações que requerem segurança.
• Utilizar gravuras, dar
algumas orientações que devem ser seguidas para se evitar acidentes no
trânsito, sabendo que uma das primeiras precauções é a utilização do cinto de
segurança, mas que além desta, deve-se ter alguns cuidados como:
a) andar no banco traseiro;
b) dar dica para o adulto
obedecer ao semáforo;
c) lembrar o adulto de verificar
as condições do seu veículo;
d) ficar atento, não
distrair o motorista;
e) respeitar áreas de escola
e hospitais, não jogar lixo pela janela;
f) ficar atento no trânsito,
olhar para os dois lados antes de atravessar a rua e se vier carro, não passar;
g) respeitar a sinalização.
Atividade 3
Confeccionar um Boneco
intitulado ZÉ QUEST, que acompanhará as crianças no decorrer das pesquisas e
trabalhos desenvolvidos. O mesmo será feito em EVA composto por um caderno
piloto. A cada dia um aluno leva-o para casa e registra nele as descobertas
realizadas.
Atividade 4
• Registrar um texto
coletivo com os alunos a respeito de tudo o que foi vivenciado nas últimas
aulas, onde eles poderão desenhar suas impressões e/ou o que mais lhes chamou
atenção.
• Expor o texto no mural da
escola ao alcance das crianças.
Atividade 5
Texto para estudo:
TRÂNSITO E CIDADANIA
Cidadão é o individuo consciente do seu papel
na sociedade. Ser cidadão significa conhecer que temos direitos e deveres que
devem ser cumpridos e exercidos para que
a vida em sociedade seja possível.
O bom cidadão é geralmente, um bom motorista
e pedestre, pois reconhece os seus deveres e direitos também no trânsito.
Podemos tirar do Código de Trânsito
Brasileira alguns preceitos simples, que nos mostram quais são os principais direitos e deveres do cidadão.
São eles:
Dever:
- Todo
cidadão não deve oferecer perigo ou ser um obstáculo para os demais
elementos do trânsito. Ou seja, nada de atravessar a rua sem olhar, ou
correr no trânsito.
Direito:
- Utilizar
vias seguras e sinalizadas. Você pode e deve cobrar das autoridades quando
perceber que a rua está mal iluminada ou há falta de semáforo nelas, sendo
que você tem o direito de ser
atendido e receber uma resposta.
- Cobrar
das autoridades a educação para o trânsito, que é prioridade definida pelo CTB.
INTERPRETAÇÃO DO TEXTO
1. De acordo com o texto, CIDADÃO é:
( ) a pessoa que reconhece os seus direitos.
( ) a pessoa que não luta pelos seus
direitos.
( ) a pessoa que reconhece seus
direitos e deveres perante os outros.
( ) a pessoa que oferece perigo para o
próximo.
2. Viver em SOCIEDADE é o mesmo que:
( ) viver em grupo.
( ) ser sócio de uma empresa.
( ) viver isolado.
3. Por que podemos afirmar que o bom
cidadão, geralmente, é um bom motorista e pedestre?
4. O que é CTB? Qual a sua finalidade?
5. O texto cita direitos e deveres do cidadão no trânsito. Cite outro(s):
DEVER:
DIREITO:
6. Para enfrentar e diminuir os problemas
causados pelas pessoas no trânsito, o CTB prioriza:
( ) a aplicação de multas aos infratores.
( ) a prisão dos infratores.
( ) a educação para o trânsito.
( ) a desobediência às leis de trânsito.
7. Com os estudos realizados, crie um slogan
intitulado:
CRIANÇA SEGURA...
8. AVALIAÇÃO:
A avaliação ocorrerá no processo do desenvolvimento de
cada proposta executada, será observado o desempenho dos alunos, mediante as
realizações das atividades o envolvimento e a participação das crianças nas
tarefas realizadas em sala e de casa.
Referências Bibliográficas:
Trânsito Humanizado.
Revista Viva. Dezembro 2010 – Ano II – Nº 02. Publicação do Projeto Escola -
OHL Brasil. Educar para Humanizar o Trânsito.
FINARDI, Maria José
F. F. Educar para Humanizar o Trânsito. História Viva. 1ª a 4ª séries do Ensino
Fundamental. Relatos de experiências. Vianorte.
Explanação do
Projeto fundamentada no Álbum Seriado (Projeto Escola Vianorte).
Exibição
do filme “Carros”.
Leitura da Revista do Zé Quest – Segurança no
Trânsito.
Após as pesquisas, cada aluno apresentou à turma
as placas confeccionadas explicando o significado dos símbolos.
O Boneco Zé Quest foi parceiro e mascote da
turminha no decorrer dos estudos.
A cada passeio, Zé Quest voltava recheado de informações sobre o trânsito.
A cada passeio, Zé Quest voltava recheado de informações sobre o trânsito.
Lindo esse trabalho.
ResponderExcluirParabéns